quarta-feira, 27 de março de 2013

Revisando!





O QUE APRENDEMOS SOBRE...
GÊNERO TEXTUAL
TIPOLOGIA TEXTUAL
SUPORTE

Constitui as inúmeras classificações a respeito da materialização dos textos que utilizamos em nossa comunicação. Apresentam padrões sóciocomunicativos definidos por características composicionais, temáticas e linguísticas. Temos muito mais designações para gêneros como manifestações empíricas do que para tipos.


Sequências linguísticas no interior dos gêneros com propriedades especificas (aspectos lexicais, sintáticos, tempo verbal, relações lógicas) que permitem agrupar os gêneros em determinadas categorias: narração, descrição, argumentação, exposição e injunção.

Lugar físico ou virtual que funciona como ambiente de fixação do gênero, agrupado em acidentais: corpo humano, paredes, roupas; e convencionais: livro didático, outdoor, quadro de avisos, revista, televisão, site.

DOMÍNIO DISCURSIVO
GÊNEROS E A TECNOLOGIA
As distinções entre um gênero e outro são funcionais.
Já os critérios para distinguir os tipos textuais seriam linguísticos e estruturais, de modo que os gêneros são designações de sócio-retóricas e os tipos são designações teóricas.
(1) intergenericidade à um gênero com a função de outro
(2) heterogeneidade tipológica à  um gênero com a presença de vários tipos


Indica instâncias discursivas, constituindo as esferas das atividades humanas: discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso, etc.


Os últimos dois séculos caracterizam-se como os séculos das novas tecnologias, principalmente na área da comunicação. O uso destes novos gêneros tem transformado e criado outros, exemplo: carta – blog.
 EXEMPLO: 


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