O
QUE APRENDEMOS SOBRE...
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GÊNERO TEXTUAL
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TIPOLOGIA
TEXTUAL
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SUPORTE
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Constitui as inúmeras
classificações a respeito da materialização dos textos que utilizamos em
nossa comunicação. Apresentam padrões sóciocomunicativos definidos por
características composicionais, temáticas e linguísticas. Temos muito mais
designações para gêneros como manifestações empíricas do que para tipos.
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Sequências linguísticas no
interior dos gêneros com propriedades especificas (aspectos lexicais,
sintáticos, tempo verbal, relações lógicas) que permitem agrupar os gêneros
em determinadas categorias: narração, descrição, argumentação, exposição e
injunção.
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Lugar físico ou virtual
que funciona como ambiente de fixação do gênero, agrupado em acidentais:
corpo humano, paredes, roupas; e convencionais: livro didático, outdoor,
quadro de avisos, revista, televisão, site.
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DOMÍNIO DISCURSIVO
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GÊNEROS E A TECNOLOGIA
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As
distinções entre um gênero e outro são funcionais.
Já
os critérios para distinguir os tipos textuais seriam linguísticos e
estruturais, de modo que os gêneros são designações de sócio-retóricas
e os tipos são designações teóricas.
(1) intergenericidade à um gênero com a função
de outro
(2) heterogeneidade
tipológica à um gênero com a presença de vários tipos
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Indica instâncias
discursivas, constituindo as esferas das atividades humanas: discurso
jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso, etc.
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Os últimos dois séculos
caracterizam-se como os séculos das novas tecnologias, principalmente na área
da comunicação. O uso destes novos gêneros tem transformado e criado outros,
exemplo: carta – blog.
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EXEMPLO:
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